Mais uma Intel | ISEF A CAMINHO


• Conheça os 13 estudantes brasileiros selecionados na FEBRACE 2010 para representar nosso país na competição internacional


Todos os anos, um grupo de estudantes e professores são premiados na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), para representar o Brasil na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior competição pré-universitária de ciências e engenharia do mundo.

Este ano não será diferente, de 9 a 14 de maio de 2010, os brasileiros estarão em San Jose, California, EUA, reunidos com estudantes de mais de 50 países para a competição internacional.

A oitava edição da Mostra de Projetos da FEBRACE, que aconteceu de 9 a 11 de março, recebeu cerca de 280 projetos finalistas. Todos foram avaliados por profissionais do mercado e por pesquisadores mestres e doutores da Universidade de São Paulo e universidades parceiras, aproxidamente 250 avaliadores voluntários.

Nos dias 12 e 13 de março foram anunciados os grandes destaques de cada categoria e também a seleção mais esperada pelos participantes: os treze estudantes que participarão da 59a Intel ISEF.

A delegação brasileira será composta por 13 estudantes e 9 professores, representando os estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de representantes da organização da FEBRACE e da imprensa nacional. **Sobre a Intel ISEF** A Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) é uma Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente, em maio, nos EUA. Para participar da Intel ISEF, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo. Desde 1950 um estado norte americano diferente hospeda a feira.

Este ano, a 59a edição da feira, será em San Jose, uma das mais populosas cidades da Califórnia. No último ano, a feira aconteceu em Reno, no estado de Nevada e os estudantes brasileiros trouxeram para casa quatro prêmios, o recorde brasileiro. Este ano a delegação brasileira será representada por projetos nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, biológicas e da saúde.

Confira a lista completa abaixo:

PROJETO: Perfis alimentares: trabalhando com Educação Alimentar De RECIFE - PE Estudante: Heitor Geraldo da Cruz Santos Orientadores: Fernando Sérgio Zucoloto (orientador) Emília Aureliano de Alencar Monteiro (coorinetadora)

PROJETO: Análise de extratos vegetais com potencial inseto-larvicida: caracterização química de biocontroladores utilizados em vetores de transmissão De MARACANAU - CE Estudante: João Batista de Castro David Junior Orientadores: Maria das Graças França Sales (orientadora) Rinaldo dos Santos Araújo (coorientador)

PROJETO: A utilização do sistema fotocatalítico ZnO/U.V. na análise e controle de patógenos microbianos presentes em ambientes internos contaminados De IMPERATRIZ - MA Estudantes: Gabriel Nascimento da Silva Santos Paulo Ricardo Maciel Nascimento Orientadores: José Fabio França Orlanda (orientador) Stella Mares Nascimento da Silva Santos (coorientadora)

PROJETO: Performances de agentes curtentes ecológicos no curtimento de peles de peixes Tilápias De FRANCA - SP Estudante: Priscila Oliveira Andre Orientadores: Eliane Aparecida Basali Rocha (orientadora)

PROJETO: FAC - Fotobioreator para Absorção de Carbono De SAO PAULO - SP Estudante: Victor Marelli Thut Orientadores: Luciana Bastos Ferreira (orientadora) Sandra Maria Rudella Tonidandel (coorientadora)

PROJETO: Sulfonação de poliestireno: aplicação na retenção de íons de metais pesados De SAO PAULO - SP Estudantes: Paolo Damas Pulcini Amanda de La Rocque Carlos Henrique Leite da Silva Orientadores: Roberto Sanches (orientador)

PROJETO: Análise de absorção/adsorção de metais pesados em ambientes aquáticos com a utilização de Pistia stratiotes De LONDRINA - PR Estudante: Natália Giuzio Orientadores: Murilo Bernardi Rodrigues (orientador) Fábio Luiz Ferreira Bruschi (coorientador)

PROJETO: Construção de um canal com garrafas PET acoplado ao concentrador solar: sistema de fluxo contínuo de água solarizada com alternativa para desinfecção microbiológica em estação de tratamento de água De BELO HORIZONTE - MG Estudante: Karoline Elis Lopes Martins Orientadores: Guilherme Fernandes Marques (orientador) Andréa Rodrigues Marques Guimarães (coorientador)

PROJETO: Análise da impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata em um curativo visando a ativação da circulação sanguínea e efeito antimicrobiano De NOVO HAMBURGO - RS Estudantes: Gabriela Schaab da Silva Kawoana Trautman Vianna Orientadores: Silvia Stanisçuaski Guterres (orientadora)

Mais informações em: Intel ISEF 2010

 

Voltar aos Press Releases