Banda Larga para Área Rural

Novo chip trará desenvolvimento econômico e social para áreas rurais com baixa densidade populacional

A IC Design House, unidade de projeto de circuitos integrados do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico Nordeste – LSI-TEC, obteve benefício financeiro do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica do Estado da Bahia (INOVATEC), para desenvolvimento do projeto “Rádio Cognitivo em Circuito Integrado para Banda Larga Rural”. O valor obtido, de cerca de 564 mil reais, será utilizado na compra de equipamentos para implantação de laboratório tecnológico, que será utilizado para o desenvolvimento do projeto.

O objetivo do projeto Banda Larga para Área Rural, aprovado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, é o desenvolvimento de protótipos de equipamentos para provisão do Sistema de Rádio Cognitivo no novo padrão IEEE 802.22, desenvolvido especificamente para banda larga de áreas rurais com baixa densidade populacional. As principais vantagens do novo padrão são o maior raio de abrangência da estação rádio base, que se estende de 33 a 100 Km, e a capacidade de utilização de frequências livres para a transmissão de dados.

O projeto é coordenado por Wilhelmus Van Noije, professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; por Nilton Morimoto, diretor do LSI-TEC; e Gosula Venkata Rajasekhara Reddy, diretor Técnico.

Para o professor Van Noije, o programa de banda larga para área rural é fundamental para o desenvolvimento destas regiões, principalmente no que diz respeito a sua inclusão social. “O desenvolvimento de um chip dedicado será uma real contribuição do LSI-TEC para o desenvolvimento tecnológico do País, mostrando que é viável fazer alta tecnologia aqui, e permitindo que a indústria nacional desenvolva produtos mais competitivos com maior valor agregado”, ressaltou ele.

O projeto, que deverá totalizar um custo de cerca de 2,2 milhões de reais, é gerenciado por André Abreu, da IC Design House Nordeste. “As tecnologias para acesso a internet foram desenvolvidas com o foco em áreas urbanas e de grande concentração populacional”, explica ele, ressaltando que o novo chip contribuirá para suprir uma carência comum a todos os países de grandes áreas territoriais, como o Brasil, Estados Unidos, Rússia, China e Austrália. “O projeto da IC Design House, baseado no novo padrão IEEE 802.22, é o primeiro passo para tornarmos realidade a inclusão social das pessoas que vivem nas áreas rurais”, conclui o gerente do projeto.

O projeto Banda Larga para Área Rural tem como parceiros o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concedeu ao LSI-TEC Nordeste bolsas do Programa CI-Brasil, da modalidade de Desenvolvimento Tecnológico em Semicondutores, no valor de 1,5 milhões de reais.

Iniciado em setembro passado, o projeto estende-se até fevereiro de 2012, quando será finalizado o desenvolvimento do chip. No início de 2011, serão comprados, importados e instalados todos os equipamentos necessários para a implantação do laboratório.

Conheça o LSI-TEC

Criado em 1999, o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é um centro de desenvolvimento tecnológico parceiro do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – LSI-EPUSP, atuando nas seguintes áreas: Tecnologias para a Educação, Certificação Digital, Projeto de Circuitos Integrados (IC Design House), Sistemas de TV Digital / Engenharia de Mídias, Microeletrônica e microfabricação, Saúde Digital, Segurança da Informação, Realidade Virtual, Reabilitação e Tecnologias assistivas, Tecnologias sem Fio, Testes de Celulares e Software para Celulares.

Conheça a IC Design House

A IC Design House iniciou suas atividades em 2006, e desenvolve serviços e sistemas em Projetos de Circuitos Integrados, com operação em São Paulo capital e Salvador.

Criada pelo programa CI-Brasil do Ministério da Ciência e Tecnologia, é um dos tripés do Programa Nacional de Microeletrônica (PNM), que se desenvolve no âmbito da Secretaria de Políticas de Informática. Seu objetivo é fornecer aos seus clientes soluções otimizadas, tanto técnicas quanto econômicas, alavancando a indústria microeletrônica no país e inserindo-a definitivamente no cenário internacional.

Comprometida com o aumento da competitividade e inovação eletroeletrônica nacional, beneficia empresas, colaboradores e a sociedade em geral, contribuindo para o progresso tecnológico do país.

A IC Design House LSI-TEC oferece serviços desde prototipagem e análise de viabilidade técnico-econômica até produção em larga escala, atuando com parceiros de excelência técnica em áreas que vão do uso hospitalar a telecomunicações e tecnologia da informação, passando por eletrônica embarcada, instrumentação e controle industriais.

Voltar aos Press Releases