LSI leva projeto Brasil 3D - Caverna Digital & USP para a África do Sul

Voo virtual tridimensional sobre o Rio de Janeiro é uma das atrações da Casa Brasil.

Ícone mundial, a cidade do Rio de Janeiro acaba de se tornar uma experiência única para aqueles que, por incrível que pareça, ainda não a viram pessoalmente, ou que já a conhecem, mas querem reviver a emoção de estar perto do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, símbolos do território nacional, junto ao aclamado futebol brasileiro. Ela foi escolhida para apresentar um produto da mais alta tecnologia no país: o projeto Brasil 3D - Caverna Digital & USP, que promete ser uma das mais visitadas atrações da Casa Brasil, evento nacional que acontecerá na África do Sul, com abertura em 14 de junho, concomitantemente ao maior acontecimento mundial: a Copa do Mundo.

O Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (LSI-EPUSP) com o apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos terá um espaço na Casa Brasil para a apresentação do Brasil 3D - Caverna Digital & USP. O projeto é um voo virtual tridimensional sobre o Rio de Janeiro, a bordo de um paraglider e um dirigível. Os passeios pela cidade são ambientados em um sistema imersivo com elementos cenográficos, criando a experiência de pilotagem dos veículos reais. “É uma experiência única, pois tratam-se de sistemas interativos, onde os próprios usuários controlam o rumo dos veículos, e também colaborativos, porque voam sobre o mesmo ambiente virtual”- explica Marcelo Knörich Zuffo, professor titular da EPUSP.  

O projeto Brasil 3D - Caverna Digital & USP foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), pioneiro no desenvolvimento de tecnologia no país, responsável pela construção, há 10 anos, da primeira e única Caverna Digital da América Latina: uma sala de visualização, composta por cinco telas que envolvem os usuários com imagens estereoscópicas, acionado por um cluster gráfico.   

O LSI foi fundado em 1975 pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo, desde então desenvolve projetos que tornam o Brasil expoente mundial nos mais diversos segmentos, como a microeletrônica, realidade virtual, saúde digital, tecnologia para a educação, entre outras áreas de pesquisa e desenvolvimento. 

O LSI conta hoje com centenas de publicações científicas e tecnológicas, e tem orgulho de ter formado um grande número de profissionais de destaque no mercado, graças ao constante incentivo à criatividade e capacidade de inovação de seus professores, pesquisadores e colaboradores.  

Desde 1999, o LSI conta com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) criado para promover a inovação tecnológica para a sociedade. A sinergia estabelecida promove a aplicação do conhecimento em tecnologia avançada e garante parcerias para o desenvolvimento da indústria, além de projetos de grande impacto social em saúde e educação. 

Voltar aos Press Releases