CardioWEB e IC Design House desenvolvem chip pioneiro para a área de saúde

DH de São Paulo desenvolve, junto com a empresa Cardioweb, circuito integrado para aparelho de eletrocardiograma com monitoramento à distância.

Manter um paciente que apresenta cardiopatia sob monitoração constante é o principal objetivo do sistema CardioWEB. Trata-se de uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada por pequenas clínicas médicas até grandes hospitais e planos de saúde. Para o desenvolvimento do chip a CardioWEB firmou parceria com a DH - IC Design House do LSI-TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, braço tecnológico do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). A DH está trabalhando na miniaturização dos circuitos eletrônicos que compôe o equipamento de eletrocardiograma (ECG), tecnologias essas aliadas às mais modernas peculiaridades da Telemedicina.

A idéia é disponibilizar ao médico um acesso rápido e ágil aos eletrocardiogramas. O Sistema CardioWEB funciona monitorando o paciente durante certo período. O paciente desenvolve normalmente suas atividades diárias e o médico, em qualquer acesso à Internet, ou através de dispositivos de acesso móvel (como handhelds e celulares), poderá periodicamente verificar o Eletrocardiograma dessa pessoa.

O Sistema CardioWEB é formado por equipamentos coletores de Eletrocardiograma portáteis e alimentados por baterias recarregáveis, mais um Servidor de Coleta de Dados. Os Coletores estão constantemente registrando o eletrocardiograma do paciente e armazenando esses dados em sua memória temporária. Periodicamente este Coletor conecta-se com o Servidor de Coleta (via Internet) e envia uma amostra do eletrocardiograma coletado. Este servidor armazena as informações em um banco de dados, e disponibiliza os mesmos para visualização do médico através de uma interface WEB (browser).

O eletrocardiograma pode ser enviado a cada 2 minutos ou a critério do Cardiologista que, por sua vez, analisa-o usando um Browser convencional, em seu consultório médico ou através de seu palm-top ou celular, com acesso à Internet.

A IC Design House do LSI-TEC detém conhecimento especializado no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados analógicos e digitais. Aliada à Telemedicina (a área da tecnologia diretamente ligada aos cuidados com a saúde, principalmente nos casos em que a distância é um fator crítico) o chip que está sendo desenvolvido pela DH permitirá a miniaturização e a popularização do ECG portátil contribuindo para a melhoria da saúde das pessoas e das comunidades em geral através do intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços na área da saúde.

Voltar aos Press Releases