Realizado 3º Encontro sobre Laptops na Educação

Troca de experiências apontam para uma nova forma de educação


Aconteceu ontem, dia 14 de setembro, na Universidade de São Paulo, o terceiro Encontro sobre Laptops na Educação. Organizado pela OLPC (One Laptop per Child), com apoio do LSI-POLI-USP, o evento teve como objetivo discutir a utilização de novas tecnologias da informação nas escolas, e compartilhar experiências ocorridas no Brasil e fora. Compareceram diversos profissionais relacionados a educação, além de interessados na utilização de laptops como ferramenta de ensino.

O encontro contou com a importante colaboração de vários estudiosos da área, como a Profa. Léa da Cruz Fagundes (UFGS) e a Profa. Roseli de Deus Lopes (USP), que compartilharam seus conhecimentos e experiências realizadas no Brasil. No âmbito internacional, contou-se com o depoimento de Gullermo Spiller, do Projeto Ceibal no Uruguai, e Felipe Rodriguez, do Perú. Além disso, o colaborador direto da OLPC, Juliano Bittencourt, dividiu sua experiência de dois anos com educação em Ruanda.

O One Laptop Per Child, criado em 2005, é um projeto sem fins lucrativos que desenvolve um laptop de baixo custo, o "XO Laptop", para revolucionar a forma de educar as crianças do mundo. Todos relatos do encontro salientaram a importância do projeto para uma nova forma de pedagogia, em que acredita e desenvolve o potencial dos alunos, que não só aprendem, mas também tem muito o que ensinar.

Voltar aos Press Releases