O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) participa da Feira USP de Inovação e Empreendedorismo (USPiTec)

Evento realizado no campus Leste da USP apresenta a estudantes, empresários e autoridades o potencial tecnológico do meio acadêmico

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) participa, entre 23 e 25 de agosto de 2012, da Feira USP de Inovação e Empreendedorismo (USPiTec), realizada na Escola de Artes, Ciência e Humanidades (EACH), no campus USP Leste. A participação do LSI-EPUSP será por meio da POLI-USP, que conta com estande na Feira.

O objetivo do evento é apresentar aos estudantes, empresários e autoridades o grande potencial tecnológico existente no meio acadêmico, criando um ambiente para a troca de experiências, além de motivar novas parcerias com empresas e divulgar de forma ampla as inovações tecnológicas desenvolvidas pela USP.

Dentre os projetos expostos pelo LSI-EPUSP, está a demonstração de jogos desenvolvidos para a Smart TV, da LG, e a exposição do módulo de controle inteligente para cadeiras de rodas motorizadas. Também será exibido um vídeo de produções do LSI-EPUSP em 3D, e serão divulgadas a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP). Para demonstração, o LSI-EPUSP levará para a USPiTec equipamentos, como acelerômetro; Processo nMOS didático; Sensor de hidrogênio; Protótipo célula a combustível e Sensor de pressão de carga.

Para o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, “a participação do LSI-EPUSP na USPiTec é fundamental, pois desde a sua fundação, em 1975, as pesquisas do LSI são orientadas para a inovação tecnológica”. O professor destaca, entre as principais inovações desenvolvidas pelo LSI, a pesquisa e o desenvolvimento do primeiro Circuito Integrado Brasileiro, em 1974, que inicialmente foi desenvolvido no Laboratório de Microeletrônica e resultou na fundação do LSI, em janeiro do ano seguinte.

Já na década de 1980, o LSI foi responsável pelo projeto de calculadoras e microssupercomputadores, e há 12 anos o LSI-EPUSP construiu a primeira e única Caverna Digital da América Latina. A Caverna Digital é uma sala de visualização composta por cinco telas, que envolvem os usuários com imagens estereoscópicas, acionadas por um cluster gráfico.

A participação da Poli-USP na USPiTec contará com a apresentação dos resultados em empreendedorismo e inovação do Centro Minerva de Empreendedorismo (CME), órgão criado há dez anos na Escola Politécnica e incorporado pela Agência USP de Inovação, com o objetivo de amplificar suas ações para toda a Universidade. O NEU estará presente no estande da Poli-USP, apresentando as iniciativas desenvolvidas por alunos, e promovendo a troca de experiências em inovação. Entre outros trabalhos, o NEU apresentará as iniciativas empreendedoras na Poli, como a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) e a Poli Jr, empresa júnior da Escola Politécnica da USP.

A USPiTec abre com palestra do professor Dr. Jacques Marcovitch, “O que nos ensinam os pioneiros brasileiros?”, e ainda em 23 de agosto, entre outras atrações, conta com palestra do SEBRAE sobre oportunidades de negócios para a Copa 2014.

Em 24 de agosto, entre outras apresentações, terão lugar as palestras “O papel do Inmetro no apoio à competitividade e à inovação”, por João Jornada, presidente do Inmetro, e “Novos desafios da inovação em biociências”, proferida em inglês por George McLendon e David Schubert, da Rice University.

Em 25 de agosto, haverá consultoria coletiva do SEBRAE para análise e viabilidade de novos negócios, exclusiva para empresários com CNPJ, que deverão se inscrever pelo tel. (11) 3717-0733. Ainda neste dia, gestores da Incubadora Social e Tecnológica da USP Leste apresentarão atividades sobre produtos e serviços inovadores a partir do Design Thinking.

A programação completa da USPiTec pode ser conferida em www.inovacao.usp.br/uspitec/agenda.html

O evento acontecerá na Escola de Artes e Ciências Humanas – EACH (USP Leste), à Av. Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo - São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de agosto. A entrada é franca. No site do evento é possível fazer inscrição para palestras e minicursos http://www.inovacao.usp.br/uspitec.

Voltar aos Press Releases