2ª MOSTRA PAULISTA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA MOP 2012

Maior mostra de ciências de São Paulo está com as inscrições abertas

A Mostra Paulista de Ciências e Engenharia recebe inscrições de projetos até 8 de outubro

Estudantes do Estado de São Paulo do Ensino Fundamental, Médio e Técnico têm até o dia 8 de outubro para enviar projetos para a segunda edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia, que será realizada nos dias 06 e 07 de dezembro. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a MOP foi realizada pela primeira vez em 2011, e já em sua primeira edição foi um sucesso. Entre os trabalhos finalistas, foram selecionados projetos de destaque para participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), também realizada pelo LSI-POLI-USP.

O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de ciências e engenharia entre estudantes com 14 a 20 anos, matriculados em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. “A MOP é uma oportunidade para estudantes de escolas públicas e particulares trocarem informações, e também para aproximar estudantes, cientistas e empresas, por meio da divulgação de projetos”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da MOP e da FEBRACE.

A MOP 2012 será realizada pela segunda vez no Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no Palácio das Indústrias (Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo).

Os estudantes interessados deverão submeter seus projetos de forma individual ou em grupo (máximo três estudantes), sendo obrigatório o apoio de um professor orientador de no mínimo 21 anos de idade.

Os projetos devem se enquadrar em uma das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, da Saúde, Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais e Aplicadas e Engenharias. No site www.mostrapaulista.org.br os estudantes encontram todas as orientações necessárias para submeter seu projeto.

Os três melhores projetos de cada área serão premiados com troféus, medalhas e certificados. Os que mais se destacarem serão selecionados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2013). Além disso, 20 estudantes serão escolhidos para receber bolsas de Iniciação Científica Jr. concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

“As universidades são, por assim dizer, templos que a civilização erigiu ao conhecimento. Os museus buscam mostrar os grandes trabalhos dos obreiros de mérito desses templos. O Catavento se sente honrado em abrigar essa mostra”, comenta o Diretor Educativo do Catavento, Osvaldo Guimarães.

A MOP 2012 é realizada com o apoio institucional dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.

Agenda

Submissão completa de projetos: até 8 de outubro de 2012.
Divulgação dos finalistas: 5 de novembro de 2012.
Mostra dos finalistas (aberta ao público): 6 e 7 de dezembro de 2012.
Cerimônia de premiação: 8 de dezembro de 2012.

Sobre o LSI

Fundado em 1975, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem como objetivo gerar e aplicar o conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, de forma a promover a transferência destas tecnologias para a sociedade.

Para acompanhar a constante evolução tecnológica mundial, o LSI tem como base a excelência, a inovação e o empreendedorismo. Conta com cerca de 250 membros, entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e colaboradores externos, e mantém uma estreita relação com o setor produtivo e instituições do Brasil e do exterior.

Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em oito mil metros quadrados, é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Informações para a imprensa

Approach
(11) 3846-5787

Ariett Gouveia
ariett.gouveia@approach.com.br

Secretária de Estado da Cultura
Giulianna Correia / 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Renata Beltrão / 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br

Voltar aos Press Releases