Lançamento do livro “Flagrantes da Vida no Futuro” reúne mais de 200 pessoas

Noite de autógrafos reuniu diretores da USP, pesquisadores, alunos, ex-alunos, politicos, parentes e amigos

Mais de 200 pessoas compareceram ao lancamento do livro “Flagrantes da Vida no Futuro “ do professor doutor João Antonio Zuffo na noite de 3 de abril. Profissionais do meio acadêmico, da iniciativa privada e também do mundo politico marcaram presença na Saraiva do Shopping Eldorado num momento de descontração que permitiu, ao mesmo tempo, conversarem sobre os assuntos que envolviam a atualidade – trânsito complicado, alagamentos por causa das chuvas, acidentes – ao futuro das metrópolis e as tecnologias avançadas que ajudarão o homem a viver melhor em sociedade apesar de tudo isso.

“Tudo a ver com o livro” – disse satisfeito o autor das crônicas que permeiam o avanço tecnológico à vida cotidiana. “O cenário de fundo é justamente o nosso dia-a-dia, a nossa casa, os nossos relacionamentos, o trabalho, as pessoas que ainda não se conscientizaram da mudança pela qual o mundo está passando e que, inexoravelmente, precisarão se adaptar a ele” – confirma Zuffo. O que não exclui em hipótese alguma, ainda segundo o autor, o valor do ser humano como ente criativo, inclusive de tudo isso que está acontecendo. “Ao contrário, é justamente o momento de ter novas idéias, de incrementar a educação à distância, de investir no ser humano” – salientou.

Aliás, passado, presente e futuro se mesclaram na pessoa do professor Carlos Humes, do Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo, que fez questão de comparecer. “Ele foi um dos meus primeiros estagiários nos longínquos anos 60” – brincou Zuffo. “Hoje é expoente na USP “ – concluiu.

Entre degustar uma taça de champagne e apreciar os canapés de diversos sabores numa organização ímpar, o vice-diretor da Escola Politécnica professor doutor José Roberto Cardoso, o deputado Jamil Murad, o ex-diretor do Instituto de Física Gil da Costa Marques, o presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Elétricos de São Paulo João Oliva e o vice-presidente do LSI-TEC Wilhelmus A. M. Van Noije , além do próprio filho do autor professor doutor Marcelo K. Zuffo, professor titular de Engenharia Elétrica da Poli, e sua esposa e também diretora da Estação Ciência professora Roseli de Deus Lopes, entre tantas autoridades, pesquisadores, alunos, ex-alunos e jornalistas aproveitaram para trocar as impressões que tiveram ao ler os textos que permeiam clone eletrônico pessoal, inteligência artificial, nanobôs, infoera, hardware e software aos tradicionais eventos vividos pelo ser humano, como as festas de Natal, a Copa do Mundo e a decoração da casa.

EDIÇÃO

Na opinião de Tania Cunha, gerente da Saraiva, foi especialmente gratificante participar desse evento, pois é uma edição que une pessoas tão interadas com esses assuntos a tantos outros leitores que se interessem ou venham a se interessar por eles. “É uma leitura agradável a todos os públicos e o movimento gerado tem tudo a ver com nosso foco, de incentivo à leitura e a novos conhecimentos” – afirmou.

Com prefácio do jornalista Ethevaldo Siqueira, especializado em tecnologias da informação e telecomunicações, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e colaborador especial da revista Veja, além de comentarista da rádio CBN, “Flagrantes da Vida no Futuro” tem 230 páginas e um glossário com notações científicas úteis aos leitores não tão familiarizados com termos técnicos.

João Antonio Zuffo é graduado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, fundador e coordenador geral do Laboratório de Sistemas Integráveis – LSI-EPUSP. É professor titular da área de Eletrônica do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da EPUSP e recebeu mais de 20 prêmios e homenagens, entre as quais a Ordem Nacional do Mérito Científico José Bonifácio Classe Grã Cruz, em 1998.

Voltar aos Press Releases