Presidente do LSI-TEC é tema de projetos em Feira de Projetos Futuristas

Obra e pesquisas desenvolvidas pelo professor João Zuffo serviram de inspiração para alunos de curso técnico em Eletrônica e do Ensino Médio, em Minas Gerais

O presidente do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) , professor João Antônio Zuffo, foi tema de dois projetos apresentados na Feira de Projetos Futuristas da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, realizada entre 04 e 08 de outubro.

Promovida há 32 anos pela ETE FMC, a feira foi uma das atrações da Semana de Eletrônica realizada na cidade, que abriga o Vale da Eletrônica brasileiro, e contou com cerca de cem invenções nas áreas de telecomunicações, robótica, segurança, sustentabilidade, saúde, acessibilidade e automação.

O projeto Evolução Zuffo: Ficção e Realidade numa Transição de Tempo foi desenvolvido por Giovanni Aparecido de Oliveira, Joice Caroline Feliz, Anderson Costa da Mata e Luan Bertolucci, todos com 16 anos e alunos do 2º ano do Ensino Técnico ETE FMC. A ideia do projeto sobre o professor Zufo surgiu da leitura de livros escritos por ele. “Lemos os três livros da coleção A sociedade e a economia no Novo Milênio, e desenvolvemos um projeto que trata de ficção científica e mostra a evolução dos circuitos eletrônicos, numa proposta confirmativa das previsões do professor Zuffo”. É um projeto que trata de ficção científica”, explica Giovanni Aparecido de Oliveira.

O professor José Manoel, orientador e um dos idealizadores do projeto, destaca a oportunidade única que os estudantes tiveram de conhecer o cientista. “Tivemos a honra de receber, pela primeira vez, uma autoridade do porte do (professor João Antônio) Zuffo no evento”. O professor João Antonio Zuffo prestigiou o evento e ministrou a palestra Tecnologia da Informação e Ficção Científica, para alunos da ETE FMC, profissionais do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e convidados.

José Manuel orientou ainda o projeto A Tecnologia do Futuro, que também contemplou a obra de Zuffo e foi desenvolvido por Amanda Andari Policarpo, Giulia Carli Mendes, Maria Clara Ribeiro Andari e Raphaela de Faria Vieira, alunas do Ensino Médio.

O orientador dos projetos sobre João Antônio Zuffo destaca ainda a importância das obras publicadas pelo professor. “Sua obra e conhecimento abrem portas para profissionais brasileiros no exterior, e colabora na formação de engenheiros no país”, afirma José Manoel.


Voltar aos Press Releases