Mostra Paulista de Ciências e Engenharia amplia espaço para jovens estudantes divulgarem projetos científicos

Inscrições abertas para submissão de projetos até 16 de setembro

Voltada para estudantes matriculados em 2011 no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino técnico de escolas públicas ou particulares do estado de São Paulo, a primeira edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia 2011 (MOP Ciências e Engenharia 2011), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI – EPUSP), ocorrerá de 19 a 21 de outubro, no Catavento Cultural e Educacional - museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

“A criação da MOP Ciências e Engenharia veio para oferecer ao estado de São Paulo mais um espaço de criatividade e inovação onde os jovens podem divulgar seus projetos investigativos“, segundo Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE. Além disso, a Mostra é uma oportunidade para a troca de informações entre estudantes de escolas públicas e particulares e também para a aproximação entre estudantes da educação básica e técnica, cientistas renomados e empresas por meio da divulgação de projetos.

Os estudantes interessados poderão submeter projetos individuais ou em grupo (de no máximo três estudantes), sendo obrigatório o apoio de um professor orientador de no mínimo 21 anos de idade. A MOP Ciências e Engenharia 2011 aceitará projetos até o dia 16 de setembro, referentes às seguintes categorias: Ciências Agrárias, da Saúde, Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais e Aplicadas e Engenharias.

A MOP Ciências e Engenharia 2011 premiará os três melhores lugares de cada categoria com troféus, medalhas e certificados. Além de escolher 20 estudantes para receber bolsas de Iniciação Científica Jr. concedidas pelo CNPq. A Feira também selecionará projetos de destaque para participar diretamente da fase final da FEBRACE 2012 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

“Abrigar a primeira Mostra Paulista de Ciências e Engenharia vem de encontro ao objetivo principal do museu: apresentar à população infantil, juvenil e, também, aos adultos, conhecimentos científicos e culturais, aprimorando o desenvolvimento sócio-cultural da população”, comenta a diretora educativa do Catavento, Sueli Bresciani.

A primeira edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia é realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e pelo Catavento Cultural e Educacional, com o apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.

Sobre o Catavento
Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em quatro mil metros quadrados, é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Sobre o LSI
Fundado em 1975, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem como objetivo gerar e aplicar o conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, de forma a promover a transferência destas tecnologias para a sociedade.

Para acompanhar a constante evolução tecnológica mundial, o LSI tem como base a excelência, a inovação e o empreendedorismo. Conta com cerca de 250 membros, entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e colaboradores externos, e mantém uma estreita relação com o setor produtivo e instituições do Brasil e do exterior.

Submissão completa de projetos: até 16 de setembro de 2011
Divulgação de finalistas: 28 de setembro de 2011
Mostra de Finalistas (aberta ao público): 19 e 20 de outubro de 2011
Cerimônia de Premiação: 21 de outubro de 2011