Press Releases Poli-USP lança o projeto GLOBAL ITV, desenvolvido por consórcio entre 17 instituições brasileiras e europeias

Cerimônia no Poli-USP lança o projeto GLOBAL ITV, desenvolvido por consórcio entre 17 instituições brasileiras e europeias.

Foi lançado em 14 de abril, pelo Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP), o projeto GLOBAL ITV, com a presença dos coordenadores do projeto no Brasil e na Europa, além de autoridades.

O projeto é resultado de consórcio entre 17 instituições, do qual participam instituições brasileiras e européias, e busca soluções para a convergência da TV com a Internet, com foco na interatividade e interoperabilidade entre sistemas do Brasil e da União Europeia. “Hoje em dia, os sistemas de TV Digital são restritos a mercados regionais, como o próprio Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, o ISDB-Tb”, explica Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do projeto no lado brasileiro. “Com o projeto, esperamos que seja criado o alicerce para uma plataforma global interoperável”, destaca o professor Dr. Moacyr Martucci, líder da USP no Consórcio e coordenador do IBE (Instituto de Estudos Brasil Europa).

Contemplado na 2ª Chamada Brasil-EU nº 13/2012 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que integra o Programa de Cooperação Brasil-União Europeia em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7), o GLOBAL ITV tem o objetivo de desenvolver uma plataforma de TV que propicie aos usuários novas funcionalidades e serviços multimídia, explorando as potencialidades dos modelos de radiodifusão terrestre e de Internet de forma coexistente e interoperável.

O projeto busca ainda conciliar o legado regional dos sistemas de TV Digital do Brasil e da União Europeia, bem como desenvolver modelos de negócio para mercados mundiais a partir das tendências da TV Conectada, SmartTV e serviços de utilidade pública.

A cerimônia de lançamento contou ainda com a apresentação do Coral USP, sob regência de Marcia Hentschel, com um repertório de canções brasileiras. O evento foi transmitido pelo IPTV USP, e está disponível no link: http://iptv.usp.br/portal/ transmission.action?idItem=21605