Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo promove maior feira científica do país

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) promove a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a FEBRACE – A maior feira de ciências nacional para estudantes de ensino fundamental, médio e técnico. A FEBRACE ocorre anualmente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e foi criada com o propósito de incentivar e promover a produção de conhecimento cientíco entre os estudantes de todo país, além de abrir um canal de diálogo promissor e estimulante entre esses jovens estudantes e o mundo universitário.

Criada em 2003, a FEBRACE agrega anualmente um número maior de alunos, de escolas participantes e de projetos apresentados. Em seu primeiro ano, a FEBRACE 2003 apresentou 93 projetos de 13 estados diferentes. Quatro edições depois, o número de projetos apresentados, vindos de 22 estados diferentes, subiu para 207, conforme dados da FEBRACE 2006. Em 2007, a feira chegará a sua 5a edição. Para a próxima FEBRACE, o LSI, por meio da comissão organizadora da feira, espera se superar novamente.

Mas não é apenas em nível nacional que o LSI promove esses projetos científicos: Todo ano, a FEBRACE seleciona projetos para representarem o Brasil na feira internacional Intel ISEF (International Science and Engineering Fair). A Intel ISEF é a mais tradicional e importante feira de ciências do mundo e, todos os anos, conta com a participação de projetos brasileiros oriundos da FEBRACE.

OOs fatos que demonstram a consolidação da FEBRACE como a feira de ciências mais importante do Brasil atualmente são os resultados de um excelente e responsável trabalho de divulgação e relacionamento, que seus organizadores mantêm com a mídia, com educadores, assim como, com os estabelecimentos de ensino, em nível nacional. O objetivo final sempre é atingir o maior número possível de estudantes, a fim de fazê-los descobrir e acreditar em seus potenciais, criando espaço para que esses potenciais se desenvolvam, sejam valorizados e se multipliquem.

“É cada vez mais evidente que o fundamental é aprender a aprender e aprender sempre. Com isso, é imprescindível criar espaços em que os estudantes descubram suas habilidades e desenvolvam outras”, afirma a Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE, docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP e Vice-diretora da Estação Ciência.

Dessa forma, é também por meio da FEBRACE, que o LSI comprova seu compromisso com o aprimoramento científico e educacional desses futuros cientistas brasileiros.

Desde sua primeira edição, a FEBRACE conta com o patrocínio oficial da Intel Corporation, que também organiza a Intel-ISEF (International Science Engineering Fair). Da mesma forma que também tem apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) e do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Como em anos anteriores, diversos grupos, sociedades, associações científicas e profissionais, entidades governamentais e da iniciativa privada já participaram com premiações adicionais aos estudantes e professores (equipamentos científicos, bolsas de estudo, estágios, visitas técnicas, literatura, certificados), entre eles: TV Globo, TV Cultura, Editora Saber, TV USP, TV Escola, Olhar Digital – Rede TV, Revista Galileu, CCE (Centro de Computação Eletrônica da USP), CCS (Coordenadoria de Comunicação Social da USP), Estação Ciência, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e CEE (Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica).

Voltar aos Press Releases