LSI – TEC - Soluções Inovadoras em Tecnologias Digitais Avançadas

Com princípios baseados no tripé excelência, inovação e empreendedorismo, o LSI-TEC propõe soluções inovadoras em tecnologias digitais avançadas. Através da aproximação integrada com a pesquisa tecnológica e os talentos humanos desenvolve serviços, sistemas e produtos em dispositivos e microdispositivos eletrônicos, circuitos integrados, software e hardware para aplicações educacionais, além de software básico e aplicativos para PDAs e celulares.

O LSI-TEC também atua em áreas como certificação digital, segurança da informação voltada à análise forense e auditoria, além de sistemas de visualização interativa como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, destacando-se ainda a iniciativa que visa o uso da telemedicina como suporte e auxílio aos serviços de saúde à distância através do meio eletrônico.

Histórico

Fundado pelo professor doutor João Antonio Zuffo para dar total fluidez a parceria Universidade-Empresa, o LSI -TEC veio instituir a cooperação mútua, promovendo o desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas, transferindo-os para a sociedade, prioritariamente através da expansão e complementação das facilidades e competências do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP (EPUSP). É regido por um estatuto social e exerce atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, credenciados pelo CATI e preenchendo os requisitos estabelecidos pelo Decreto 3.800/2001.

O LSI-TEC apóia o LSI EPUSP, este reconhecido pelas contribuições que já prestou à sociedade brasileira através do grupo de pesquisadores que há mais de 30 anos, através do ensino, pesquisa, e, principalmente, do relacionamento industrial, tem desenvolvido projetos de alta tecnologia.

O LSI foi pioneiro na América Latina na construção da Caverna Digital, sistema de realidade virtual com alto envolvimento do usuário e, em se tratando de pioneirismo, o seu fundador Prof. João Antonio Zuffo foi responsável pela fabricação do primeiro chip brasileiro, em 1971.

O LSI-TEC também atua no desenvolvimento e fabricação de Sensores Inteligentes e Sistemas Micro-Eletro-Mecânicos (MEMS) para o setor produtivo, trazendo inovação e aumentando o valor agregado dos produtos brasileiros.

Os avanços mais recentes são a instalação da IC Design House, uma divisão do LSI-TEC especializada no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados para o setor produtivo e com o acordo de cooperação assinado com o Cietec – Centro Incubador de Empresas Tecnológicas que permitirá, ao longo dos próximos anos, que os produtos gerados por projetos do laboratório sejam encaminhados para a incubadora, incrementando o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento da competitividade da indústria brasileira.