I Workshop de Integração e Conhecimento do LSI e do LSI-TEC reúne aproximadamente 200 profissionais no auditório da Escola Politécnica da USP

Sucesso de participação entre pesquisadores, profissionais e colaboradores, o 1o. Workshop de Integração e Conhecimento do LSI e do LSI-TEC reuniu aproximadamente 200 profissionais no auditório Francisco Romeu Landi da Escola Politécnica da USP na sexta-feira 14 de dezembro de 2007.

O evento transcorreu num clima descontraído e, principalmente, de assimilação de várias informações, novas para alguns, nem tão novas para outros, mas fundamentalmente de união. Mais exatamente: foi uma oportunidade para o “compartilhamento das idéias”, expressão usada pelo professor doutor Marcelo Knörich Zuffo durante sua exposição, a qual abriu o evento e destacou a luta histórica dos professores para constituir Universidades Públicas – a exemplo da Escola Politécnica - e laboratórios de pesquisas, como o LSI e o LSI-TEC.

Logo nas primeiras horas da manhã, o gerente de relacionamento Beni Trojbicz deu as boas-vindas, lembrando os principais objetivos do evento : a integração de todos e a necessidade de dividir tudo que tem sido feito não só enquanto pesquisas e desenvolvimentos, mas também no âmbito corporativo. Nesse sentido foram destaques de sua palestra a nova sede (que mudou de Alphavillhe para o Edificio Passarelli, na marginal Pinheiros), o novo prédio (construído no Campus da USP) e as novas unidades do LSI-TEC (Bahia, Brasília e Rio de Janeiro). O gerente detalhou ainda o importante convênio firmado com o CIETEC - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas.

Ainda no âmbito corporativo, a área de parcerias e novos negócios, gerenciada por Walter Santana, foi um tema tratado com bastante clareza, mostrando como o LSI-TEC mantém a sustentabilidade na condição peculiar das instituições sem fins lucrativos, mas que são agentes geradores de novos profissionais e cientistas e, mais ainda, transformadores da sociedade.

E, para completar essa busca de contatos, parcerias e, sobretudo, agregar os talentos internos, a atuação do marketing foi determinante ao compor, em folders e lâminas de apresentação, todos os desenvolvimentos do laboratório, profissionalizando a comunicação interna e externa, itens apresentados pela gerente de Marketing Elena Saggio que salientou ainda a modernização do site, a revitalização da marca e a elaboração do Manual de Identidade Visual e suas aplicações, tudo disponível eletronicamente.

“Como Viveremos em 2015”

Momento de grande expectativa foi a palestra do jornalista Ethevaldo Siqueira, convidado especialmente para apresentar as tendências tecnológicas mundiais e o impacto delas na vida das pessoas. O tema “Como Viveremos em 2015” foi o mesmo do livro escrito pelo palestrante que, gentilmente, cedeu alguns exemplares para serem sorteados.

Uma das premiadas, a professora Ramona Mercedes Straube, há 20 anos colaborando nas pesquisas do LSI/ LSI-TEC estava muito feliz. “Adorei ganhar o livro e estar neste evento é extremamente prazeroso, pois vivenciei toda a evolução do laboratório.” – resumiu. Também sorteada, a designer Maria Alice Gonzales aprovou a iniciativa. “O cuidado com o material que nos foi entregue, a recepção que tivemos, as palestras e o jornalista convidado só podiam gerar esse excelente resultado” – afirmou.

Aliás, sobre a vinda do palestrante, Maria Francesca Neglia, secretária do professor doutor Marcelo, falou da importância de sempre trazer convidados: “É uma troca mútua de conhecimentos e, mais ainda, é a confirmação do reconhecimento externo do laboratório”. O próprio jornalista Ethevaldo Siqueira comprovou esse reconhecimento, pois, lembrou de ter, em sua trajetória profissional, acompanhado de perto o trabalho do professor doutor João Antonio Zuffo, idealizador do laboratório. “O LSI é uma instituição que tem alma e sempre acompanhei seu crescimento. Por isso, é motivo de orgulho estar aqui, entre líderes” – enfatizou.

Feira Informativa – Exposição de Pôsteres

Para fechar com chave de ouro o 1o. Workshop de Integração e Conhecimento foi planejada uma dinâmica interativa que reuniu um coquetel com saborosos e diferenciados sucos, sanduíches e quitutes durante o qual os participantes puderam conversar, ao mesmo tempo que circulavam pela Feira Informativa - Exposição de Pôsteres, trocando conhecimentos sobre os diversos trabalhos, como TV Digital, Realidade Virtual, SW Celulares, SMT, NATE, LEA, Rede Onconet, Projeto IBM, NSC, DHs e sensores integrados. Todos esses resultados só foram possíveis devido à “avalanche de talentos” - na própria expressão do coordenador do LSI-TEC professor doutor João Antonio Zuffo – os quais foram arrebanhados após ele mesmo ter atirado a primeira pedrinha, confiante, há 30 anos.

Voltar aos Press Releases