Laboratório analisa segurança de sistema de votação do SHT

Exclusivamente destinada ao desenvolvimento dos profissionais tenistas e aos adeptos do esporte, a Sociedade Harmonia de Tênis (SHT) buscou a competência do LSI-TEC para analisar a segurança do sistema de votação eletrônica a ser utilizado nas Assembléias Gerais Ordinárias do clube e a eleição de membros do Conselho Deliberativo. 

De acordo com Volnys Bernal, Diretor de Segurança da Informação do LSI-TEC, o escopo do projeto contemplou a análise do Sistema Informativo de Votação Eletrônica Auditável - SIVEA - da Microbase. “Nosso trabalho foi verificar se o sistema estava apto a garantir uma votação íntegra e transparente através da análise de vícios ou falhas dos programas que colhem, somam e apuram os votos. A avaliação foi realizada aproveitando as experiências que o LSI-TEC possui na avaliação do sistema de votação Brasileiro, mas foi caracterizada pela adoção inovadora da metodologia de análise Voluntary Voting System Guidelines, proposta pelo NIST e adotada pelo Election Assistante Commission’s, do governo dos Estados Unidos para avaliar os sistemas de votação eletrônica”.  

O Diretor-Secretário da Sociedade Harmonia de Tênis, Domicio Pacheco e Silva Neto, acrescenta que a análise foi importante para subsidiar o clube na questão da segurança e confiabilidade. Segundo ele, por tratar-se de um clube tradicionalíssimo, com mais de 80 anos de fundação, todas as decisões passam pelo Conselho Deliberativo, e atender o quadro social na sua totalidade é prerrogativa desse mesmo Conselho, eleito, portanto, através de um sistema de tecnologia de ponta. 

Oriundo de uma identidade distinta dos demais clubes existentes em São Paulo, a SHT continua sendo referência internacional por sediar grandes campeonatos nacionais e internacionais desde sua inauguração, em 1930. “Para nós do Laboratório, é extremamente importante atender um cliente do porte da Sociedade Harmonia de Tênis, um clube especial e exclusivo, que busca oferecer o melhor em termo de atendimento e tecnologia para os seus associados. Recursos que somente um laboratório que trabalha com tecnologias avançadas como o LSI-TEC pode oferecer” – completa Volnys.

Voltar aos Press Releases