Laboratório de Sistemas Integráveis participa do XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica

Entre 29 de setembro e 02 de outubro, o LSI participou do XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, realizado na Expo Unimed Curitiba, no Paraná. Promovido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, o Congresso teve como objetivo divulgar novos conhecimentos na área, atualizações terapêuticas, explorar terapias alvo e discutir estratégias de implementação de diagnóstico precoce.

Desde 2003, o Núcleo de Saúde Digital do Laboratório de Sistemas Tecnológico – LSI é parceiro da SOBOPE com o projeto do Portal Oncopediatria, que objetiva a disseminação de informações sobre o câncer infantil e o oferecimento de uma ferramenta que apoie os profissionais médicos a tratarem os pacientes. O Portal é uma iniciativa apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com a SOBOPE e hospitais de tratamento oncológico/pediátricos, segundo Adilson Hira, gerente do Núcleo de Saúde Digital.

Durante o Congresso, além de ter apoiado a divulgação do lançamento do site da SOBOPE, que foi desenvolvido pela equipe do LSI – Núcleo de Saúde Digital com a coordenação de Adilson Hira; no estande da SOBOPE, o LSI divulgou a ferramenta de registro de pacientes com câncer infantil, conhecida como Registro Oncopediatria. A ferramente é baseada nos protocolos de tratamento da SOBOPE, que também contribuiu na obtenção de dados baseados na troca de informações entre grupos cooperativos de pesquisas e no levantamento de dados estatísticos e epidemiológicos sobre a doença, como tipos de câncer mais presentes, localização geográfica, entre outros. O Registro Oncopediatria permite o cadastro das Instituições de saúde que possuem serviço de tratamento oncológico/pediátrico, dos médicos e profissionais de saúde que neles atuam e das informações de pacientes ligados a estas instituições.

Segundo Waleska, pesquisadora do Núcleo de Saúde Digital, o registro de pacientes durante o evento atraiu novos usuários de diversas Instituições de saúde com serviços de tratamento de oncologia pediátrica do Brasil todo, como Natal, Manaus, Maceió, Curitiba e Rio de Janeiro.

Convidados nacionais e internacionais participaram do evento, totalizando mais de 750 especialistas da saúde na área de oncologia pediátrica: médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Voltar aos Press Releases