Instrutores

Adilson Eduardo Guelfi, PhD.

Eduardo Guelfi é graduado em Engenharia Eletrônica, mestre em Informática Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutor pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Na parte acadêmica, além de diversas publicações na área, foi responsável por ministrar cursos de segurança e redes tanto a profissionais de mercado, quanto a alunos de mestrado tecnológico. Como parte de seu programa de especialização, participou das disciplinas do SANS Institute, referentes a plataforma "Microsoft Windows 2000 Security". Atualmente, sua experiência profissional consiste na atuação em projetos industriais de desenvolvimento, análise e auditoria de segurança, bem como implantação de soluções de proteção em redes. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de trabalho: redes internet, redes de alta velocidade, gerenciamento de redes, segurança em redes de computadores, especificação de protocolos seguros, aplicações multimídia distribuídas, qualidade de serviço (QoS), entre outras.

Gislaine Lirian Bueno de Oliveira

Gislaine Lirian Bueno de Oliveira é graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e especialista em Segurança de Redes e Sistemas pelo Centro Universitário SENAC. Pesquisadora na área de segurança da informação pelo NSC. Atua principalmente em atividades de consultoria e auditoria de segurança de sistemas, análise e desenvolvimento de metodologia de testes voltada para detecção vulnerabilidades de aplicações Web (“PenTester”), projeto de arquiteturas de segurança e proteção de perímetro.

Matteo Nava

Matteo Nava é graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Atua como pesquisador na área da segurança da informação pelo LSI-EPUSP. Coordena as atividades de consultoria e auditoria de segurança da informação no NSC. É especialista em segurança, certificado CRISC, CISM, CISSP, 27001 LA e GCIA pelo SANS Institute. Atua principalmente na área de auditoria e consultoria de segurança de sistemas, com enfoque em análise de sistemas e aplicações, projeto de arquiteturas de segurança e sistemas de proteção de perímetro. É responsável pelas atividades de desenvolvimento de procedimentos e políticas de segurança e práticas de implementação de soluções seguras. Atua também em projetos e pesquisas para evitar fraudes eletrônicas, com enfoque específico em ameaças internas e detecção de comportamentos ilícitos em redes corporativas.

Volnys Borges Bernal, PhD.

Volnys Borges Bernal é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Auditor de segurança com certificação CISA/ISACA. É pesquisador do LSI/EPUSP desde 1990, onde é coordenador técnico de diversos projetos industriais e acadêmicos e diretor de segurança da informação. É ainda professor do Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Computação do IPT e possui mais de dez anos de experiência na área de segurança de sistemas. Suas principais áreas de atuação no momento são: certificação digital, segurança de sistemas e investigação forense.