Responsabilidade Social

O LSI-TEC é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão desenvolver tecnologias e soluções inovadoras priorizando o interesse público e o desenvolvimento do país. Dentro desse escopo desenvolve ações de grande impacto social em saúde e educação, contribuindo para a melhoria da educação e saúde no Brasil.

O LSI-TEC aposta na elaboração de projetos educacionais interativos que promovem a inclusão digital e social de abrangência nacional, como o projeto OLPC / UCA - One Laptop Per Child / Um Computador por Aluno e a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia , também aposta na tecnologia para auxiliar o tratamento do câncer infantil e adolescente no Brasil, como por exemplo, a Rede Nacional de Telessaúde em Oncologia – ONCONET.

Projetos de impacto social em saúde e educação

OLPC - One Laptop Per Child
UCA - Um Computador por Aluno

O projeto OLPC idealizado pelo laboratório norteamericano MIT/Media Lab visa a criação de um laptop de baixo custo que possa ser distribuído gratuitamente a todos
os estudantes da Educação Básica das redes públicas de ensino do país. Este
projeto quebra paradigmas ao ousar buscar caminhos para a fabricação de
um computador portátil a um preço realmente acessível, indo ao encontro
da meta de inclusão digital fundamental para países com tantas desigualdades,
como é o caso do Brasil, onde o projeto é conhecido como UCA (Um Computador por Aluno).

FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A FERBACE é uma de ação contínua, inovadora e de abrangência nacional, criada para estimular o desenvolvimento de uma cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na Educação Básica (Fundamental, Médio e Técnico), brasileira por meio da indução à realização de projetos investigativos e mostras científicas nas escolas.

A grande mostra de projetos acontece todos os anos em março no Campus da Universidade de São Paulo, onde é apresentando para um público de 12.000 visitantes 300 projetos de todos os estados do Brasil em diversas categorias da ciências.

Rede Nacional de Telessaúde em Oncologia - ONCONET

A Rede Piloto Nacional de Telessaúde em oncologia (Projeto ONCONET) é baseada na pesquisa e desenvolvimento de um novo conceito para apoio à prática médica remota, através da Internet e de tecnologias livres. Estabelece um novo modelo de Telemedicina
de baixo custo e de alto valor tecnológico, adequado às demandas e
à realidade brasileira.

A ONCONET, com foco inicial em cancêr infantil, foi estabelecida inicialmente por rede de alta velocidade (banda larga) para 6 hospitais do Brasil (ES, PI, AM, RO, SC e DF) e o hoje o projeto já beneficia 47 hospitais, com cerca de 300 médicos e 10 mil pacientes.

A ONCONET integra vários serviços, como: registro eletrônico de pacientes, sistema de diagnóstico e segunda opinião médica de imagens, sistemas de educação à distância e sistema de estatísticas de sobrevida e incidência de tumores.