EnglishPortugueseSpanish
Rua Pais Leme, 524 - 9° andar - Edifício Passarelli - São Paulo-SP 11 3521-0801
EnglishPortugueseSpanish

Empresa

Conheça nossa empresa

Empresa

O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma associação sem fins lucrativos, em operação desde de 1999, com linhas de ação reconhecidas nacional e internacionalmente, tornando-o um pólo de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas.

O LSI-TEC é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia avançada, para gerar produtos, serviços e sistemas mais competitivos e de maior valor agregado, que aumentam a competitividade da indústria brasileira.

Regido pelo Estatuto Social, o LSI-TEC exerce atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, credenciados pelo CATI e preenchendo os requisitos estabelecidos pelo Decreto 3.800/2001.

Missão

Desenvolver tecnologia avançada, para oferecer soluções inovadoras que potencializem negócios, priorizando o interesse público e o desenvolvimento do País.

Princípios

Excelência

Adotamos uma aproximação integrada com a pesquisa tecnológica e os talentos humanos, criando um ambiente de cooperação no trabalho, fomentando a interdisciplinaridade e a aprendizagem contínua e permanente.

Inovação

Aplicamos recursos integralmente no Brasil, com foco amplo em pesquisas, e na adaptação de tecnologias e de métodos produtivos para o desenvolvimento de sistemas, produtos e serviços. Acreditamos na inovação tecnológica como forma prática de alavancar o desenvolvimento do País e oferecer qualidade de vida aos seus habitantes.

Empreendedorismo

Reconhecemos nossa inserção no contexto brasileiro e sabemos de nossa responsabilidade social, por isso valorizamos o empreendedorismo cooperativo.

Histórico

Início da era da Computação.

Momento em que nas Universidades Brasileiras intensificam-se as discussões e publicações de artigos e projetos sobre o tema.

Destaca-se o professor João Antonio Zuffo, um dos precursores dos Laboratórios de Pesquisa da Escola Politécnica da USP.

1971

Pioneirismo : Desenvolvimento do Primeiro Chip Brasileiro (Circuito Integrado), por João Antonio Zuffo, professor doutor da Escola Politécnica da USP, à época com sua equipe de mestrandos.

1975

Fundação do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, pelo Prof. João Antonio Zuffo.

1976

Desenvolvimento do 1o. Projeto de uma máquina de calcular - Primeira Calculadora Integrada.

1979

Primeiro Terminal de vídeo alfanumérico.

1981

Primeiro Terminal Gráfico (Primeiro PC da IBM)

1982

Primeira Calculadora Avançada

1985

Nesse momento, acentua-se a aplicação dos projetos e as soluções são incentivadas ainda mais pelos órgãos públicos e particulares, obtendo-se significativos avanços:

  • Terminal Gráfico
  • Estação Gráfica
  • Computador de 32 Bits (revolução no mercado brasileiro)
  • Sistema Operacional Unix
  • Sistema de Aquisição de Imagens

1986

Primeiro Osciloscópio Digital

1990 / 1991/ 1992

Época determinante no desenvolvimento da área gráfica, tendo em vista os projetos originários dos estudos para aplicações e diagnósticos médicos.

Silicon Graphic – Primeiro laboratório no mundo a utilizar esse tipo de máquina – unidade de visualização gráfica.

O LSI constrói juntamente com a White Martins a primeira linha própria para utilização de gases ultra-puros no Brasil, para produção em microeletrônica.

1992

O LSI recebe sua primeira conexão de internet direta da Fapesp.

1994

O LSI hospeda além de seu conteúdo próprio, o primeiro site institucional sobre a USP.

1997

Ano em que o LSI sedimentou a tecnologia do primeiro supercomputador no Brasil. Foi o maior do mundo, fora dos Estados Unidos, país até então detentor dessa tecnologia. Esse computador consistia de 144 processadores, baseado no Pentium Pro.

1998

Época em que acontece a revolução dos computadores pessoais. O primeiro computador personalizado foi desenvolvido pelo LSI, para a Itautec. Mais uma vez o LSI foi pioneiro na história da computação no país.

Intensificaram-se as parcerias com importantes empresas multinacionais.

Inicia-se a construção da Primeira Caverna Digital e, em paralelo, o maior

Computador/Servidor gráfico desenvolvido no mundo.

Consolidação das aplicações.

Computadores de Primeira Geração.

Computadores de Segunda Geração.

Computadores de Terceira Geração.

O LSI causou um impacto muito grande, pois participou de um evento na Califórnia, expondo o Super Computing, em uma área de 400m2, ao lado do stand da NASA.

2000 a 2004

Intensificou-se a parceria entre a Universidade e Instituições Públicas e Privadas surgindo o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI –TEC, associação sem fins lucrativos, com linhas de ação reconhecidas nacional e internacionalmente, tornando-o um pólo de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologia avançada.

Neste período alguns projetos conseguiram destaque e reconhecimento na mídia.

2001

Inaugurada a Caverna Digital, primeiro simulador de alta performance da América Latina.

2002 - 2008

Rede Nacional Piloto de Telessaúde em Oncologia Pediátrica

2003 - 2008

FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

2004 - 2006

Sistema Brasileiro de TV Digital

2005 - 2007

OLPC – One Lap Top per Child

2006 - 2008

IC Design House – fabricação de circuitos integrados