Clique nas imagens para ampliar
A Anatel em conjunto com as operadoras de telefonia celular, trabalha para impedir que os aparelhos celulares não homologados funcionem no Brasil, portanto para que haja confiabilidade dos aparelhos celulares que venham a funcionar no Brasil, estes precisam passar por um processo de homologação de aparelhos celulares.
Todo celular “pirata”, contrabandeado ou não, será obrigado a passar por um Processo de homologação de aparelhos celulares.
A homologação de aparelhos celulares serve para proteger o consumidor de possíves problemas que possam causar danos materiais, elétricos e, inclusive à saúde.
Além da homologação de aparelhos celulares Anatel, as Operadoras Brasileiras possuem processos de homologação de aparelhos celulares que exigem que os equipamentos conectados em suas redes funcionem de forma adequada atendendo as especificações técnicas de cada operadora.
OS PRINCIPAIS PROCESSOS DE HOMOLOGAÇÃO DE APARELHOS CELULARES SÃO:
- Operadora Claro: Teste de RF Claro;
- Operadora Vivo: Pré teste de Homologação VIVO – PAT;
As demais operadoras existentes no Brasil não exigem um processo de homolagação, porém é fundamental que os aparelhos celulares também estejam adequados a estas redes e para tanto existem conjuntos de testes chamados de Field Tests e User Interface Tests que tem como finalidade garantir o funcionamento adequado em todas as redes de telefonia celular.
Teste de RF Claro – É uma bateria testes em Rota , que consiste em coletar Logs dos principais serviços da Operadora tais como : Autenticação, Handovers, Througput de dados, Routing area updates e outros.
Vivo - Pré Acceptance Test - Consiste de um conjunto de Testes por modelo elaborado pela operadora. Após a aprovação de todos os testes o celular irá receber o certificado de homologação da Operadora e assim ser comercializado.
EXISTEM AINDA UM CONJUNTO DE TESTES NECESSÁRIOS QUE VISAM GARANTIR A QUALIDADE E A EXPERIÊNCIA DE INTERFACE COM O USUÁRIO DOS APARELHOS CELULARES:
- Testes de Interface de Usuário em celulares - User Interface Tests;
- Teste de Interoperabilidade de telefones celulares;
- Mobile Field Tests (Teste de campo)
Todo esse conjunto de testes envolvem grande quantidade de Recursos Humanos com expertise elevado na área de telefonia celular de forma a garantir a qualidade do produto a ser colocado no mercado.
O LSITEC possui uma equipe altamente qualificada com mais de 10 anos de experiência na realização dos testes de homologação de aparelhos celulares, garantindo assim a qualidade dos aparelhos celulares.