Clique nas imagens para ampliar
ASIC, ou Application-Specific Integrated Circuits, são Circuitos Integrados projetados especificamente para uma dada aplicação.
O LSI-TEC desenvolve a atividade de projetos em asic através da sua Design House desde 2006, sendo portanto uma das primeiras Design Houses em operação no Brasil.
projetos em asic permitem grande flexibilidade na definição da solução para um produto, permitindo o uso de tecnologias com o desempenho técnico necessário pelo mais baixo custo possível.
Para isso, a Design House do LSI-TEC possui parceria com as melhores foundries do mundo. Tais parcerias garantem a disponibilidade de vários nós tecnológicos para o desenvolvimento de projetos em asic.
Muitas vezes, projetos em asic precisam ser complementados com blocos de circuitos desenvolvidos por terceiros – IPs – que são adquiridos e integrados ao projeto. A oferta desses IPs também influencia a escolha da tecnologia do projeto.
TODOS OS PROJETOS EM ASIC SEGUEM, PORTANTO, UM CICLO ASSIM DEFINIDO:
- Estimativa do tamanho de mercado. Essa fase é importante para se determinar a quantidade de chips que serão produzidos.
- Levantamento das especificações técnicas com o cliente.
- Levantamento da necessidade de IPs a serem incorporados ao projeto. Pode ser necessário o uso de IPs como processadores, DSPs, blocos de interfaces, etc.
- Definição da tecnologia-alvo dos projetos em asic. Escolhida a partir da disponibilidade de IPs, características técnicas e preço.
- Projeto do ASIC propriamente dito.
- Fabricação para prototipagem.
- Ajustes da cadeia produtiva para escalada de produção.
AS PRINCIPAIS VANTAGENS OBTIDAS COM PROJETOS EM ASIC SÃO:
- redução da contagem de componentes em placa. O que diminui peso, volume, consumo de potência, complexidade de placa e custos com manutenção de estoque;
- proteção à propriedade intelectual. Por encapsular boa parte da circuitaria de um projeto em um único componente, cria-se dificuldades para atividades de engenharia reversa sobre o produto;
- pronta disponibilidade do componente. Uma vez projetado e desenvolvido um ASIC, ele passa a ser um componente de prateleira que pode ser produzido conforme a demanda. Evita-se assim todos os problemas gerados quando o fornecedor decide descontinuar um componente que pode ser crítico no produto;
- ampliar o grau de nacionalização de um produto. Em certas situações, produtos que utilizem ASICs projetados no Brasil podem se beneficiar de incentivos fiscais e facilidades de financiamento. As portarias 1309 e 950 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC – regulam a concessão do status de “produto nacional”.
Finalmente, em alguns casos, projetos antigos já desenvolvidos em FPGA precisam ser portados para um formato ASIC devido à possibilidade de obsolescência do componente no mercado. Esse serviço também é prestado pelo LSI-TEC aos seus clientes.