Clique nas imagens para ampliar
PROJETOS DE P&D
O LSI-TEC atua em diferentes áreas de projetos de P&D. Por sermos uma instituição reconhecida pelo CATI, podemos receber recursos de Empresas, provenientes da Lei de Informática e também executar projetos oriundos da Lei do Bem. O LSI-TEC também desenvolve projetos por meio do PADIS, SIBRATEC, ANEEL, FAPESP, FINEP, etc. Atuamos ainda com projetos do BNDES (FUNTEC) e desenvolvemos projetos através do produto financeiro “Soluções Tecnológicas” do BNDES.
As principais áreas de atuação da LSI-TEC são:
Projeto de Circuitos Integrados: a IC Design House do LSI-TEC executa projetos de P&D, baseados em microeletrônica para a indústria, tais como o projeto de circuitos integrados de aplicação específica (ASIC), projetos em FPGA e de firmware embarcado. O uso da microeletrônica permite a exploração da economia de escala, reduzindo o custo dos componentes individuais ao diluir o custo total em um grande volume de produção. Também é possível combinar vários blocos circuitais em um único chip, reduzindo-se peso e volume e melhorando a proteção da propriedade intelectual no produto final. Com isso, muitas vezes é possível a substituição de linhas inteiras de produtos baseados em componentes discretos, o que reduz custos com manutenção e estoque. Além dessas características, ao adicionar novas funcionalidades a microeletrônica aumenta grandemente o valor agregado dos produtos, garantindo o diferencial necessário para a conquista de novos mercados.
Desenvolvimento de Firmwares e drivers: o LSI-TEC mantém uma equipe de pesquisadores/desenvolvedores especializados em projetos de P&D, para o desenvolvimento em baixo nível, e em múltiplas plataformas, servindo como suporte e viabilizando a comunicação entre Hardwares e suas funcionalidades, basicamente é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico, e é armazenado permanentemente num circuito integrado em (chip), memória de hardware, ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM, e também memória flash. Drivers, assim como os Firmwares, também desenvolvidos em baixo nível, fazendo a comunicação entre sistemas operacionais das máquinas (PCs, Mobiles) e hardwares, dispositivos (impressoras, câmeras, teclados, etc)
Tecnologias para a Educação e Acessibilidade: contando com equipe multidisciplinar de pesquisadores que, empenhados na elaboração de projetos de P&D educacionais interativos, apostam e promovem a inclusão digital e social, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Entre os projetos anteriores estão: Livros Didáticos Digitais Acessíveis, Sistema de Realidade Aumentada para Musicoterapia, Instalações Interativas em Museus, etc.
Saúde Digital: a LSI-TEC tem um grupo de competência na área para desenvolvimento de projetos de P&D, com forte presença nacional e integrada com outros grupos relevantes do Brasil, como o Departamento de Informática na Saúde da Universidade Federal de São Paulo, o Instituto EDUMED e o Instituto Nacional do Câncer. Os projetos em Saúde Digital são vetores estruturantes em saúde, pois permitem o desenvolvimento local através de um modelo regional e nacional. Tecnologias chaves são computação vestível, internet das coisas, big data, aplicações avançadas em serviços médicos e sistemas de informação em saúde.
Engenharia de Mídias e Televisão Digital: LSI-TEC direciona parte de suas linhas de pesquisa ao desenvolvimento de projetos de P&D de tecnologias e produtos multimídia em software e hardware. Seu principal objetivo é estar em sincronismo com o desenvolvimento de tecnologia multimídia, aplicando seu conhecimento em projetos de grande relevância socioeconômica junto às comunidades diversas e propondo soluções de baixo custo, inseridas em projetos de importância estratégica para o cenário tecnológico nacional, provendo subsídios para decisões governamentais com grande impacto social. Contando com um laboratório de TV digital altamente equipado, as áreas de atuação são: plataformas multimídia para acesso a redes de serviços digitais incluindo tecnologias de comunicação sem fio, codificação e compressão de mídias digitais, sistemas operacionais em tempo real para arquiteturas embarcadas, sistemas para exibição tridimensional (projeção visual 3D 3D/auralização 3D/surround), tecnologia musical (análise/síntese/computação musical), análise de viabilidade de introdução de novos produtos e análise de usabilidade e desenvolvimento de aplicativos para TV interativa.
Segurança da Informação e Certificação Digital: Desenvolve atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos de P&D, análise e consultoria de segurança, perícia técnica digital e avaliação de conformidade, priorizando a imparcialidade de resultados e confidencialidade das informações tratadas. Alcançou marcos como a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e fornecendo treinamentos e consultoria em segurança de sistemas aos principais Bancos do país, atuou na análise de segurança de processos relacionados à NFe (Nota Fiscal eletrônica) e do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Além disso, LSI-TEC foi incumbida pelo Instituto de Tecnologia da Informação – ITI (ligado à Casa Civil da Presidência da República) para a criação do primeiro Laboratório de Ensaios e Auditorias (LEA) para normalização, homologação e auditorias de sistemas para certificação digital baseada em chaves públicas, a ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras).
Realidade Virtual e Aumentada: O LSI-TEC tem como uma de suas especialidades o desenvolvimento de projetos de P&D de sistemas de realidade virtual imersiva e de realidade mista levando em conta baixo custo e alto desempenho. A elaboração de sistemas imersivos é uma competência multidisciplinar que envolve desde a modelagem do conteúdo 3D, até a montagem do sistema de produção de imagens. As soluções desenvolvidas pelo LSI-TEC priorizam o baixo custo, pois utilizam equipamentos convencionais escalados para atingir alta qualidade, como o aglomerado de computadores (VR Cluster), que é um sistema composto por diversos computadores funcionando em paralelo para gerar imagens de ambientes virtuais complexos em tempo real. Aplicações incluem simuladores para treinamento, instalações em museus, etc.
Software e testes para celular: a LSI-TEC executa projetos de P&D na área de software embarcado para telefones celulares. Os pesquisadores detêm expertise para customização de software para a América Latina, além de gerenciarem a complexidade inerente ao processo de desenvolvimento de software, considerando também seu curto ciclo de vida, devido à grande competitividade deste mercado e da rápida obsolescência tecnológica que sofre este produto. Além disso, o Laboratório de Testes de Celulares do LSI-TEC realiza a validação do software de telefones celulares visando maximizar a qualidade do produto final e o aproveitamento dos recursos de testes. A validação das funcionalidades de comunicação celular do software embarcado é realizada em ambiente real para garantir total interoperabilidade com as redes celulares das operadoras de telefonia móvel.
Energia: Atualmente nas linhas temáticas de projetos de P&D e inovação em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids) e Geração de Energia através de Fontes Alternativas, respectivamente, tem especialidade no desenvolvimento de: sistema computacional para gestão de indicadores de qualidade de energia elétrica; sistema computacional para acompanhamento de consumo elétrico e tarifação; sistema computacional para gerenciamento de faltas elétricas (interligado com sinalizador) e gerenciamento de falhas; controle e gerenciamento de energia inteligente para micro centrais de energia; modelos computacionais e simulação de geração elétrica com base em dados de estação solarimétrica; simuladores virtuais para controle, capacitação e manutenção de redes vivas em baixa e alta tensão; sistemas para automação residencial (controle de demanda) predição de geração (base em dados solarimétricos); modelos de confiabilidade e disponibilidade de sistemas elétricos; equipamentos para medições de grandezas elétricas; equipamentos para mensuração da qualidade da energia; dispositivos de comunicação wireless visando-se aplicações em Smart Grid. Para soluções para Cadeia Fotovoltaica, o LSI-TEC tem capacidade no desenvolvimento de: dispositivos (HW e algoritmos) para manutenção do ponto de máxima potência na operação de cluster de células fotovoltaicas (MPPT); dispositivos para interfaceamento com a rede elétrica, como inversores, carregadores de baterias, elementos diversos de medição, controle e atuação; eletrônica para rede de sensores sem fio e conversão DC-DC por módulo fotovoltaico; Eletrônica para micro e minigeração de energia interligados à rede da concessionária e isolados em topologia com inversor central e string. Em baterias e acumuladores de energia, tem potencial para o desenvolvimento de carregadores de bateria e dispositivos de proteção contra sobrecarga e sobre-descarga, de modo a estender o tempo de vida útil das baterias e bancos de bateria; elementos de interface com a rede elétrica, como inversores e elementos diversos de medição, controle e atuação, sendo os desenvolvimentos acima citados podendo ser baseados em ASIC (além de dispositivos discretos, quando necessário) e SW embarcados, ambos projetados e montados pela LSI-TEC.