Clique nas imagens para ampliar
Soluções em sistemas embarcados
Sistemas embarcados são, por definição, sistemas microprocessados onde o computador é dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Tal computador apresenta um conjunto definido de tarefas específicas para as quais ele é otimizado durante o projeto. Exemplos vão desde leitores de MP3, passando por controladores industriais, até semáforos e luminárias inteligentes.
A maioria dos microcontroladores produzidos hoje em dia é utilizada no desenvolvimento de soluções em sistemas embarcados, considerando ainda que, dependendo da complexidade dos sistemas, essas soluções podem incluir desde um único microcontrolador até um conjunto grande de dispositivos com periféricos e redes montados integradamente.
Fisicamente, as soluções em sistemas embarcados podem ser implementadas nos mais diversos formatos, agrupados em três categorias:
- SoC – System-on-Chip. São circuitos integrados compostos internamente por uma CPU, periféricos, barramentos (ou mesmo NoC – Network-on-Chip), memórias e dispositivos de entrada e saída de dados. O LSI-TEC já implementou soluções em sistemas embarcados através do projeto de SoCs utilizando processadores ARM, DSP e também dispositivos onde o elemento processador foi projetado pela equipe (design dedicado).
- FPGA – Field Programable Gate Array. FPGAs são dispositivos programáveis que podem incorporar núcleos processadores em seu projeto, além de uma grande gama de circuitos digitais dedicados. Nas soluções em sistemas embarcados em FPGA desenvolvidas pelo LSI-TEC, geralmente utilizam-se IPs de processadores, como o NIOS da Altera, ou mesmo softcores ARM, enquanto que outras funcionalidades são desenvolvidas pela equipe ao programar a FPGA.
- PCB – Printed Circuit Board, ou Placa de Circuito Impresso. Soluções em sistemas embarcados realizadas em PCB podem incluir em sua montagem SoCs, FPGAs e/ou microcontroladores comerciais, além de circuitos adicionais para a execução de tarefas específicas, como comunicação, sensoriamento, acionamento de cargas, etc. Alguns exemplos são: beacons, rastreadores, sensores de presença, módulos de telegestão, etc.
No desenvolvimento de soluções em sistemas embarcados, também são gerados softwares e firmwares a serem executados pelo sistema. O LSI-TEC tem larga experiência neste tipo de desenvolvimento, tendo inclusive projetado um sistema operacional seguro para ser utilizado em uma CPU ARM embarcada em um SoC. Tal sistema, que possui suporte a criptografia em hardware e software, pode ser utilizado em aplicações bancárias, IOT, indústria 4.0, etc.
A equipe do LSI-TEC tem grande experiência no desenvolvimento de hardware e software e está apta a ajudá-lo a selecionar dentre as soluções em sistemas embarcados possíveis para o seu produto.
Para maiores informações, contacte-nos: walter.santana@lsitec.org.br | hugo.puertas@lsitec.org.br