Desenvolvimento Mobile

Desde 2006, o LSI-TEC atua na área de dispositivos móveis realizando projetos de desenvolvimento e qualidade de software, trabalhando com diversas tecnologias associadas a esta área (software embarcado Android, iOS, 4G-LTE, VoLTE , NFC ,Wi-fi, Bluetooth, Sensores, GPS, etc.). Os dispositivos móveis, especialmente os celulares, têm tido uma evolução tecnológica rápida e contínua, sempre apresentando melhorias de hardware e agregando novas funcionalidades a cada novo modelo lançado. A participação em projetos nesta área durante esses últimos anos possibilitou a formação de uma equipe LSI-TEC de profissionais altamente qualificados para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e novas soluções de software para dispositivos móveis. Atualmente o LSI-TEC atua em 3 subáreas de dispositivos móveis:

  • Desenvolvimento de Software Embarcado
  • Garantia de Qualidade do Software Embarcado
  • Desenvolvimento de Aplicativos

Desenvolvimento de Software Embarcado

O LSI-TEC atua com desenvolvimento de software embarcado desde 2006. Atualmente, o sistema operacional Android da Google é a base para o desenvolvimento de software embarcado pelo LSI-TEC. Dentro do sistema Android são feitas diversas modificações e novas implementações em todas as camadas para atingir determinados objetivos. Nas camadas mais altas do sistema são realizadas implementações de usabilidade e interface gráfica, atingindo objetivos propostos por clientes e proporcionando uma ótima experiência para o usuário. Nas camadas de interface e mais baixas do sistema são tratadas as funcionalidades ligadas a sistema de arquivos, Kernel, Bootloader, MiniOS, comunicação com modem, comunicação com redes de telefonia e Wi-Fi, serviços de rede, interoperabilidade de serviços e funcionamento de componentes diversos (cartão SIM, GPS, NFC, Bluetooth, câmeras, sensores, display, touch, áudio, power e etc.). Pode-se destacar, também, o conhecimento em protocolos de comunicação de rede e dados para diferentes tecnologias como 2G, 3G e LTE, canais de comunicação e sua topologia, protocolos de conectividade para Wi-Fi, Bluetooth, NFC e meios de pagamento móvel.

Saiba mais

Garantia de Qualidade de Software Embarcado

Desde 2013, o LSI-TEC certifica a qualidade do software embarcado Android em smartphones realizando os testes obrigatórios requisitados pela Google (testes CTS). Desde 2013, o LSI-TEC certifica a qualidade do software embarcado Android em smartphones realizando os testes obrigatórios requisitados pela Google (testes CTS). Os testes CTS (Compatibility Test Suit) são um conjunto de testes que devem ser realizados para toda nova versão do software embarcado a ser disponibilizada para um determinado smartphone, certificando que a versão está de acordo com o padrão de funcionamento e segurança imposto pelo Google.

Saiba mais

Desenvolvimento de Aplicativos

Em nossa área de desenvolvimento mobile temos equipes especializadas em desenvolvimento de Aplicativos para plataformas Android e iOS. Apoiamos nossos clientes desde a ideia até o lançamento do aplicativo, porém cuidamos com muito profissionalismo da manutenção e atualizações. Para iOS nativo, desenvolvemos aplicativos utilizando Objective-C e Swift e para Android nativo, utilizamos linguagens Java e Kotlin. Porém fornecemos também o desenvolvimento de aplicativos utilizando linguagem IONIC para uma abordagem híbrida, conforme a necessidade de nossos clientes.

Saiba mais

Desenvolvimento de Software Embarcado

O LSI-TEC atua com desenvolvimento de software embarcado desde 2006.

Atualmente, o sistema operacional Android da Google é a base para o desenvolvimento de software embarcado pelo LSI-TEC. Dentro do sistema Android são feitas diversas modificações e novas implementações em todas as camadas para atingir determinados objetivos.

Nas camadas mais altas do sistema são realizadas implementações de usabilidade e interface gráfica, atingindo objetivos propostos por clientes e proporcionando uma ótima experiência para o usuário.

Nas camadas de interface e mais baixas do sistema são tratadas as funcionalidades ligadas a sistema de arquivos, Kernel, Bootloader, MiniOS, comunicação com modem, comunicação com redes de telefonia e Wi-Fi, serviços de rede, interoperabilidade de serviços e funcionamento de componentes diversos (cartão SIM, GPS, NFC, Bluetooth, câmeras, sensores, display, touch, áudio, power e etc.).

Pode-se destacar, também, o conhecimento em protocolos de comunicação de rede e dados para diferentes tecnologias como 2G, 3G e LTE, canais de comunicação e sua topologia, protocolos de conectividade para Wi-Fi, Bluetooth, NFC e meios de pagamento móvel.

São ainda realizadas análises de estabilidade do sistema e aplicativos, concorrência, consumo de bateria, temperatura, desempenho do smartphone em termos de uso de memória e processamento para otimização dos recursos pelo sistema.

O LSI-TEC desenvolve soluções para todo o sistema embarcado Android e trabalha com as mais recentes tecnologias, como chamada via Wi-Fi ou LTE (VoWiFi e VoLTE).

Qualidade de Software Embarcado

Testes CTS

Desde 2013, o LSI-TEC certifica a qualidade do software embarcado Android em smartphones realizando os testes obrigatórios requisitados pela Google (testes CTS).

Os testes CTS (Compatibility Test Suit) são um conjunto de testes que devem ser realizados para toda nova versão do software embarcado a ser disponibilizada para um determinado smartphone, certificando que a versão está de acordo com o padrão de funcionamento e segurança imposto pelo Google.

Dentre os testes realizados estão:

  • Testes de qualidade de áudio, câmera, vídeo.
  • Testes de funcionamento de sensores (acelerômetro, giroscópio), touchscreen.
  • Testes de qualidade de sinal (rede, wi-fi).
  • Testes de transferência de dados (via bluetooth, wi-fi direct, cabo usb).
  • Testes de verificação de vulnerabilidade do sistema.

Na versão Android O (Oreo) são realizados mais de 700 mil testes (alguns automatizados, outros manuais) para a certificação Google.

Testes de Campo e User Interface

Com uma experiência de mais de 10 anos em testes de campo em telefones celulares, realizando validações nas mais diferentes redes de telefonia celular do Brasil e da América Latina, o LSI-TEC disponibiliza aos fabricantes de Smartphones uma equipe especializada em testes de celulares de forma a garantir a qualidade dos software embarcados nesses equipamentos.

Testes de Campo

Avalia o comportamento dos Smartphones quando interagem com as mais diversas redes de telefonia celular verificando o comportamento do equipamento nas mais diversas condições de uso, tais como:

  • Teste de Call Performance – (Verificação da qualidade de voz e taxa de queda de chamadas).
  • Teste de RF – Rádio Frequência – (Verifica se o celular responde à troca de frequências (handover)).
  • Testes de Interoperabilidade do Software – (Verificação da integridade dos módulos de Software e funções dos terminais).
  • Testes de interoperabilidade com a rede de telefonia celular – (Verificação do funcionamento do terminal quando interage com a rede como, por exemplo, originação e terminação de chamadas).

Testes de UI (User Interface)

Avalia a interface do usuário em relação aos menus, posicionamento de tela, traduções, interconexões de menus, disposição de tela, entre outros testes que visam a eliminar erros e falhas durante a interação entre o usuário e o Smartphone.