Unidade Embrapii LSI-TEC

A Embrapii, sigla para Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, é uma organização que tem como objetivo promover a inovação e a competitividade da indústria brasileira por meio da cooperação entre empresas e instituições de pesquisa.

O LSI-TEC está credenciado como uma unidade EMBRAPII para desenvolvimento de projetos de IoT de ponta e borda, cujo modelo de operação foi concebido para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, através do aporte de recursos financeiros (não reembolsáveis) na execução de projetos de PD&I.

O LSI-TEC possui uma equipe com vasto conhecimento técnico, capaz de interagir com grupos de engenharia, de diversas áreas da indústria, interessados em desenvolver projetos de inovação em IoT que atendam os requisitos básicos da Embrapii.

Empresas industriais interessadas em desenvolver projetos na área de IoT utilizando-se do modelo de operação (co-investimento) da Embrapii podem ter até 30% do valor do projeto financiado com recursos da Embrapii.

A Embrapii oferece uma série de vantagens para as empresas que desejam investir em inovação, fornecendo recursos financeiros, acesso a conhecimentos especializados e infraestrutura tecnológica, além de agilidade no desenvolvimento e proteção dos resultados. Essas vantagens impulsionam a competitividade das empresas e promovem o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil.

Vantagens do modelo de operação da Embrapii

 

A Embrapii oferece uma série de vantagens para as empresas que desejam investir em inovação, dentre elas podemos citar:

  • Financiamento de projetos de inovação:  permite que as empresas invistam em atividades de inovação sem comprometer seus recursos internos.
  • Redução de riscos: as empresas podem reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços.
  • Agilidade no desenvolvimento: A Embrapii adota uma abordagem ágil e flexível, que permite acelerar o desenvolvimento de projetos de inovação. O processo de financiamento é simplificado e as decisões são tomadas de forma rápida, reduzindo burocracias e permitindo que as empresas respondam de maneira mais ágil às demandas do mercado.
  • Propriedade intelectual: A Embrapii adota uma política flexível de propriedade intelectual, permitindo que as empresas parceiras mantenham a propriedade dos resultados gerados nos projetos de PD&I. Isso incentiva a inovação e protege os interesses comerciais das empresas.
  • Acesso a infraestrutura e conhecimento técnico: A Embrapii possui uma rede de unidades e instituições credenciadas em todo o Brasil, que disponibilizam infraestrutura e conhecimentos técnicos especializados. Essa característica do  modelo permite que as empresas acessem laboratórios, equipamentos e recursos de ponta, que muitas vezes não estariam disponíveis internamente.
  • Colaboração com especialistas: A Embrapii facilita a interação entre empresas e pesquisadores altamente qualificados, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos. Essa interação permite que as empresas tenham acesso a soluções inovadoras e abordagens científicas atualizada