LSI-TEC marca presença no “Brasil que Inova”, evento da Embrapii voltado ao futuro da indústria nacional
Nos dias 5 e 6 de maio, o Coordenador da Unidade Embrapii do LSI-TEC, Delane Dias, esteve em Goiânia para representar o Laboratório de Sistemas Integráveis e Tecnológico no evento nacional “Brasil que Inova: Embrapii impulsiona o futuro da indústria”, promovido pela Embrapii.
Com mais de 250 participantes e representantes de 71 Unidades Embrapii de todo o Brasil, o encontro reuniu lideranças da inovação, indústria, academia e governo para compartilhar resultados, fortalecer parcerias e impulsionar novas iniciativas tecnológicas. O evento foi realizado na Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), e celebrou a marca de quase R$ 1,2 bilhão em projetos contratados apenas em 2024 — um reflexo direto da força colaborativa entre empresas, centros de pesquisa e o setor público.
Durante a programação, Delane participou de uma visita técnica ao Centro de Competência AKCIT (UFG). Para ele, a experiência foi inspiradora e enriquecedora. “Foi muito rico conhecer os projetos do AKCIT e ver a animação da equipe. Um momento de aprendizado real e aplicável.”
O segundo dia foi dedicado a atividades internas de alinhamento da rede, voltadas à melhoria dos processos de gestão, troca de boas práticas e fortalecimento da governança nas unidades Embrapii. Segundo Delane, “a rede vem amadurecendo e se consolidando como um dos principais motores da inovação no Brasil. Trocamos experiências valiosas e volto com muitos insights para aplicar na nossa atuação no LSI-TEC.”
A programação também incluiu apresentação de 10 projetos inovadores, além de painéis temáticos sobre inteligência artificial aplicada, sustentabilidade industrial e o papel do Hub de Inovação do Senai Goiás. As atividades reforçaram o protagonismo da Embrapii em áreas estratégicas como bioeconomia, descarbonização e tecnologias imersivas.
A participação do LSI-TEC reforça o compromisso da unidade com o desenvolvimento tecnológico e a articulação em rede, essenciais para acelerar a transformação da indústria nacional.