
Cooperação Internacional fortalece laços entre Brasil e China no setor de semicondutores
No dia 11/04, a USP e o LSI-TEC receberam a visita de uma delegação da China Semiconductor Industry Association (CSIA), reforçando o compromisso com a cooperação internacional e o desenvolvimento da indústria de semicondutores no Brasil.
A missão chinesa veio ao país com o objetivo de conhecer a infraestrutura brasileira voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação em semicondutores, além de entender as diretrizes políticas e incentivos governamentais destinados ao setor. A agenda incluiu reunião na Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), visitas a universidades, institutos de pesquisa e empresas, com destaque para a infraestrutura de P&D da USP e do LSI-TEC, em São Paulo.
A comitiva foi recepcionada por representantes da Abinee, do LSI-TEC, da Ceitec/RS, da Zilia Technologies e da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi). Estiveram presentes nomes de destaque da indústria chinesa, como Zhao Xueyi e Ruby Wang (CSIA), Yongchao Fu (CEO da Unimos Microelectronics) e Titus Lo (Yangtze Memory Technologies Co).
“A visita da CSIA é uma importante ação para aproximar o setor de semicondutores brasileiro da indústria chinesa. Apresentamos nossas capacidades industriais e em pesquisa e inovação e reafirmamos o papel estratégico das ICTs no fortalecimento do ecossistema nacional de semicondutores,” afirmou Nilton Morimoto, Presidente do LSI-TEC.
Nilton ainda ressaltou que “essa aproximação com a China representa um importante intercâmbio tecnológico. É uma oportunidade de mostrar o potencial do Brasil e de criar pontes para o desenvolvimento conjunto e fortalecimento da indústria de semicondutores”.
A visita é fruto de uma articulação iniciada durante o evento IC China 2024, realizado em Pequim, e integra uma agenda mais ampla da CSIA com instituições brasileiras públicas e privadas. A Abinee, por sua vez, apresentou as diretrizes recentes de políticas de TICs e semicondutores, destacando o impacto do investimento em PD&I em parceria com empresas, universidades e centros de pesquisa.
____
Na foto, da esquerda para a direita:
✔Robson da Silva Freitas – Representante da Abinee
✔Zhao Xueyi – Diretor de Relações Internacionais da Associação da Indústria de Semicondutores da China
✔Geraldo Nawa – Representante da Abinee
✔Eric Fabris – Diretor da Ceitec de POA
✔Rogerio Nunes – CEO da Zillia e Presidente da Abisemi
✔Nilton Morimoto – Presidente do LSI-TEC
✔Samir Pires – Diretor jurídico da Zillia e da Abisemi
✔Yongchao Fu – CEO Unimos Microelectronics
✔Titus Lo – Vice-presidente de Marketing e Vendas da Yangtze Memory Technologies Co
✔Ruby Wang – Diretora da Associação da Indústria de Semicondutores da China – Seção de Design
✔Paulo Guey Chien – Tradutor oficial e guia da comitiva