Profissionais do LSI-TEC são convidados pela Embrapii para debater Indústria 5.0 no Futurecom 2025
No evento, realizado no São Paulo Expo, Valter Cegal e Delane Dias destacaram a importância da colaboração humano-máquina e apresentaram as competências do LSI-TEC.
No dia 01 de outubro, no Futurecom, realizado no São Expo, o Gerente de Novos Negócios do LSI-TEC, Valter Cegal, e o Coordenador da Unidade Embrapii do LSI-TEC, Delane Dias, participaram do Painel “Embrapii e a Indústria 5.0 – A nova era da Colaboração Humano-Máquina e o futuro da Manufatura Inteligente” a convite da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
O objetivo do painel foi destacar o futuro da indústria, uma vez que a Embrapii é a maior entidade de fomento de projetos de desenvolvimento de novos produtos na área Industrial, com coparticipação em projetos de milhares de empresas de pequeno, médio e grande porte no país.
Na oportunidade, Valter Cegal ministrou uma palestra sobre “Indústria 5.0: o futuro da produção”. Como explicou Valter, a Indústria 5.0 é uma evolução do conceito de Indústria 4.0, o qual inclui os temas da Humanização, Sustentabilidade e Resiliência. Sendo assim, o foco principal é a colaboração Humano-Máquina, diferentemente da Indústria 4.0, cujo ponto central é a automação total e a conectividade. O conceito inclui também a integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), robótica avançada e impressão 3D para otimizar a produção e a tomada de decisões.”O conceito de Indústria 5.0 ainda está embrionário no Brasil, mas por ele trazer maior competitividade e eficiência para as empresas, acredito que ele estará presente em toda a indústria nos próximos anos. Ele traz o protagonismo do ser humano no processo produtivo, e vai possibilitar a manufatura de produtos personalizados em grande escala”, avaliou Cegal.
Durante o painel, Delane Dias fez uma apresentação institucional sobre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) para as inúmeras empresas presentes, destacando as competências e principais projetos da instituição. “O Futurecom é um espaço estratégico para aproximar as unidades Embrapii e empresas. Para o LSI-TEC, foi uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e ampliar parcerias em projetos que unem inovação tecnológica e impacto direto na indústria”, ressaltou Dias.
Ainda de acordo com Delane, “foi muito bom poder trocar ideias sobre um tema tão novo, mas que já precisa ser discutido. É importante perceber como os eventos globais como pandemia, conflitos e guerra comercial moldaram as ações em torno da evolução da indústria 4.0 para a 5.0. Como ponto de atenção, destaco que a indústria precisará estar na vanguarda da discussão sobre a regulamentação para garantir que o desenvolvimento da indústria 5.0 não sofra atrasos burocráticos.”
A 30ª edição do Futurecom foi realizada de 30 de setembro a 02 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo, reunindo cerca de 30 mil profissionais e 300 marcas expositoras em 25 mil m², consolidando-se mais uma vez como o maior hub de Conectividade, Inovação e Cibersegurança da América Latina