Unidade Embrapii do LSI-TEC apresenta proposta de projeto no Engrena ITA
No início de novembro, o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) participou do “Engrena ITA” à convite do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA). O encontro marcou mais uma etapa da mentoria estratégica entre as duas unidades Embrapii, reunindo especialistas, empresas líderes de mercado e instituições de referência para discutir o futuro da pesquisa e da inovação na área de engrenagens e sistemas de transmissão de potência.
O Engrena ITA é uma aliança que conecta empresas, universidades e centros de pesquisa com o propósito de impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor. As Reuniões de Trabalho (RTs), realizadas semestralmente, reúnem especialistas para o compartilhamento de desafios técnicos, ideação e definição das diretrizes de pesquisa do grupo.
Na RT 25.2, realizada em 05 de novembro, no ITA Hotel Monreale em São José dos campos, o LSI-TEC foi convidado, ao lado de outras três unidades Embrapii, Powertrain-USP, UCS-GRAPHENE e MOVE-UFS, a apresentarem propostas de projeto à aliança, dando início a um processo de análise de viabilidade e possíveis colaborações futuras.
Representando o LSI-TEC, participaram o Coordenador da Unidade Embrapii, Delane Dias, o Gerente Técnico, Rossan Santos, e o Analista de Desenvolvimento de Sistemas Sênior, Thiago Maeda, responsável pela apresentação da proposta do LSI-TEC, única entre as participantes a envolver desenvolvimento de software e soluções de Internet das Coisas (IoT).
“O evento foi muito bem organizado e o Engrena ITA tem um processo estruturado e colaborativo. Interagimos com diversas instituições, como a UCS-GRAPHENE e empresas participantes do projeto SAM Gears, que estão desenvolvendo um sistema de sensoriamento integrado à nuvem, área na qual o LSI-TEC também atua com grande expertise”, destacou Thiago Maeda.
Durante o encontro, foram discutidos temas que vão desde a engenharia de materiais e lubrificantes até processos de desgaste e manutenção de engrenagens, além da busca por normatizações nacionais para o setor. “Foi importante presenciar o que pode ser o início de uma normatização da área de engrenagens no Brasil”, completou Maeda.
Para Rossan Santos, Gerente do LSI-TEC, o Engrena ITA é um modelo exemplar de colaboração industrial. “É uma iniciativa única no mercado, que une concorrentes e parceiros em torno de desafios comuns. A parceria com as Unidades Embrapii é essencial, pois viabiliza o desenvolvimento de soluções de alta tecnologia e novas pesquisas aplicadas com apoio financeiro e técnico.”
O Prof. Ronnie Rodrigo Rego, do Departamento de Materiais e Processos do ITA, reforçou que as propostas apresentadas nessa reunião poderão gerar desdobramentos futuros e novas oportunidades de colaboração.
Durante o evento, Delane Dias aproveitou para dialogar com empresas presentes, divulgar o portfólio do LSI-TEC e ampliar conexões estratégicas no ecossistema de inovação industrial.